domingo, 11 de janeiro de 2009

Os três males, ou ismos , com que um missionário tem que se cuidar.

Reflexões Teológicas.
Assunto: Missiologia.
Título: Os três males, ou ismos , com que um missionário tem que se cuidar.

I- O Legalismo: Ele deve saber o que realmente tem uma conotação ética, e o que é simplesmente padrões culturais e humanos (Cl 2.20,21). Caso contrário tentará implantar costume como doutrina e fazer deles meios para salvação, menosprezando assim o sacrifício, restringindo a salvação a coisas exteriores e estéticas.

II- O Nacionalismo: Ele tem que libertar-se de todo seu enlace cultural e nacionalista. Para que ele não tente fazer com que os que são evangelizados por ele se tornem brasileiros ao invés de cristão, ou americanos ao invés de cristãos.

III- O Liberalismo: O missionário deve também analisar o que realmente tem uma conotação ética espiritual para impor um sistema de doutrina coeso. Porém, deve tomar cuidado para não correr tanto do nominismo indo parar no liberalismo.

Conclusão: Sendo assim, vemos que é necessário um preparo prévio do missionário, e não enviá-lo, de qualquer jeito, e dizer aquele famoso jargão "seja o que Deus quiser". Devido a falta de preparo muitos recursos são perdidos, pois enviam pessoas despreparadas que acham bonito o nome missionário, o choro da igreja na hora de enviá-lo, as homenagens etc. No entanto, nem imaginam o que é um campo missionário. Que isto nos sivar de alerta, pois o dinheiro dos santos é santo, e deve sem sombra de dúvidas ser investido em missões, pois esta é uma ordem do Senhor Jessus, porém, isto deve ser feito de forma sábia para que possamos ter sucesso e alcança muitas almas para o reino de Deus, e para que o nome do Senhor Jesus seja glorificado!

3 comentários:

  1. Prof Reinaldo sua dedicação nas causas do Mestre sempre foram para mim um exemplo, que Deus continue lhe inspirando, nos trazendo mensagens edificantes para a alma.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz por sua vida cristã, e pelo seu ministério, que foram gerados no temor e amor da Palavra de Deus. E que o soberano lhe faça crescer cada dia mais em graça e sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Fala ai Mestre Reinaldo.

    Estou lendo o seu blog, e gostei dos três "Ismos", mas dou a sugestão de no próximo colocar mais um "Ismo", que é o pior de Todos "Cristianismo".

    Pois o evangelho é "Cristo", é no "cristianimo" que tem as maiores distorções sobre Cristo!

    O Evangelho é a boa noticia, de que em Cristo "Deus se fez homem", para nos tornar mais humanos, e viver bem na terra!

    O Cristianismo transforma essa maravilhosa noticia em "Deus se transformou homem para nos tornar-mos divinos para morarmos no céus". Rsss

    Não tenho nada contra em morar no "céu" pelo contrário sou a favor, mas é que muitos que esperam morar lá, fazem da terra um "inferno", e até lá aguenta...rsss.

    Abraço.
    http://jl-reflexoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir