domingo, 11 de janeiro de 2009

O Ide de Jesus é um tríplice ministério.

Reflexões Teológicas.
Título: O Ide de Jesus é um tríplice ministério.
Introdução: Muitas pessoas, e até mesmo muitos missionários, enfatizam o Ide de Jesus somente do ângulo de Marcos 16.15. Isto é o “Pregai”, ou pregar. Porém, vemos que a Igreja tem um tríplice ministério. Ou seja, ela deve pregar batizar e ensinar.
I- O Ide no Brasil colonial: O Ide no Brasil colonial foi a mais pobre aplicação do cristianismo, pois nem podemos classificar isso como uma evangelização e sim como uma batização, ou seja, o cumprimento de parte do compromisso para “o batizai” (Mt 28.19). Com isso nós vemos as conseqüências culturais no cristianismo brasileiro que não é de hoje. Pois recebeu um cristianismo torcido (Romanismo) e além disso não recebeu um acompanhamento de discipulação. O que acabou gerando esse cristianismo sincrético . Ou seja, uma mistura de animismo, baixo espiritismo, alto espiritismo, religiões orientais e cristianismo etc.
II- O Tríplice ministério.
1- O Pregar (Mc 16.15): Primeiro vai o evangelista pregando (gr. khrussw kerusso ) (Mt 28.19).
2- O Batizar (Mt 28.19): Depois este mesmo evangelista confirma o discípulo batizando-o( gr.baptizw baptizo ).
3- O Ensinar (Mt 28.20): E por ultimo entra o papel do mestre para ensinar (gr. didaskw didasko) o discípulo como viver. Isso foi algo que não aconteceu no Brasil colonial e em muitos países evangelizados por instituições evangélicas.
Conclusão: Sendo assim, vemos que o Ide de Jesus é tríplice. Isto é, primeiro vai o pregador ou evangelista convidando o pecador para aceitar a Cristo. Ai surge à pergunta como aconteceu em Atos 2.37b: “que faremos irmãos?”, a resposta a esta pergunta é a mesma de Pedro v.38: arrependei-vos e sejais batizados. Após este processo surge outra pergunta: agora que aceitei a Jesus, fui batizado testemunhando a minha conversão, como viverei? Pois agora sou cristão e deixei de ser pagão. Então entra o ultimo, e contínuo, processo, o do ensino, que levado a cabo pelos mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário